No dia 10 de maio de 2012
ocorreu uma visita com a turma de Publicidade e Propaganda do Periodo Noturno da Faculdade UNASP á
ALMAP BBDO, chegamos e fomos colocados numa sala onde continha uma mesa de
centro com várias cadeiras, um ambiente que transmitia paz e tranquilidade.
Logo depois chegou Mônica, a secretária e Atendente da Agência, onde nos
posicionou e deu detalhes do que iria acontecer, falou a duração e disse que
teríamos alguns intervalos nas palestras para comermos algo e descansarmos
também nos disse que a empresa foi fundada em 1956 e foi a primeira a ter
capitais totalmente Brasileiros. Nos apresentou também todos os clientes da
ALMAP e entre eles estão: Pepsi, Havaianas, Revista Billboard, Volkswagen,
Balduco, O Boticário. Com as propagandas de todas essas marcas a ALMAP
conseguiu até hoje o feito de 72 Leões no Festival de Cannes.
Logo depois veio Isabela ela trabalha na parte do Atendimento
da Empresa, e nos explicou que o atendente é uma das partes mais importantes da
empresa de Publicidade, pois é a parte responsável pela ligação direta entre
cliente e agência. É responsável por
fazer o Briefing do cliente. Uma vez
desenvolvido um trabalho , é o atendimento quem mostra ao cliente e o cliente
pode aprovar ou não esse trabalho, se não aprovar volta para o profissional de
criação. Também explicou que atendimento é responsável pelo sucesso ou não da
empresa, por que ela conhece casos que muitos clientes ficaram na empresa pelo
seu atendente e não pleas propagandas que não superavam suas expectativas.
Depois de Isabela entrou na
sala o Paulo Coelho que cuida da área de planejamento da empresa. Com um visual
todo diferente e com um tênis roxo Paulo nos contou um pouco de como funciona o
planejamento e nos disse que o planejamento trabalha com planos de verbas, comunicação
e marketing dentro da empresa. E nos explicou também seu visual diferente
dizendo que ele queria se diferenciar dos outros, externar o que ele é por
dentro.
Depois de um bombardeio de
informações dos dois profissionais paramos 15 minutos para o intervalo onde a
Agência nos trouxe um recipiente de vidro cheio de
latinhas de Pepsi ( Uma de
suas anunciantes ) e salgadinho e doces diversos. Logo depois dessa parada
entrou na sala um Profissional da área de Criação chamado Thor.
Thor foi uma das palestras
mais legais, pois seu jeito sossegado de ser e sua linguagem totalmente jovem
nos fez sentir mais a vontade.
Ele nos mostrou trabalhos
seus e nos explicou que a área de criação exige muita rapidez, por que
geralmente os clientes pedem que uma
propaganda seja criada em 3 dias e quando eles dão uma semana é como se fosse o
céu para os profissionais.
Ele também nos disse que é a
criação que dá vida aos anúncios e que eles passam pro várias estéticas e
várias edições para chegar na mão do cliente com perfeita qualidade.
Por ultimo entraram na sala
as profissionais de Mídia Branca e Isabela que nos apresentaram vários
trabalhos e comerciais que nos renderam várias risadas. As duas eram muito
comunicativas e engraçados, elas nos explicaram que o profissional de mídia era
responsável pelo orçamento das propagandas e como elas teriam que atingir o
público criando idéias diversas. Elas nos apresentaram os Comercias da ALMAP
que ganharam prêmios do festival de Cannes e logo depois abriram um tempinho
para perguntas.
Uma das respostas melhores
que elas deram foi: “ Não é a faculdade que faz um profissional e sim a
capacidade que ele tem. “
O melhor de tudo é que a visita é totalmente gratis é só ligar para a ALMAP e agendar o seu horário e dia de visita no site deles estão todas as informações:
Nenhum comentário:
Postar um comentário